Testemunhos do Projecto Palavras Vizinhas
Projecto: Palavras VizinhasVão-nos chegando palavras bonitas dos participantes do projecto e o que dizem de nós na comunicação social.
Já são mais de 130 participantes envolvidos neste projecto, espalhados um pouco por todo o país e ilhas. A gentileza de todos está nas palavras que nos têm endereçado e na vontade que têm de espalhar poesia nas suas ruas.
Alguns têm-nos dito que lhes lembrou tempos de infância, em que escreviam à mão e sonhavam em ser escritores. Outros, assinalam o primeiro momento em que receberam o poema e os autocolantes, com a beleza das palavras, como as deste novo vizinho:
Venho acusar recepção de carta (com autocolantes) com um poema maravilhoso, que veio comprovar que este acto/momento encontra em cada um, um espaço sedento por existir, devolvendo a paz necessária para sorrir aos dias, por mais duros que esses possam ser, há aqui, algo muito precioso.
Por vezes, acontecem momentos de encontro humano, como este:
O vosso poema chegou até mim.
Muito obrigada pelo carinho e, nem imaginam, como a vida é feita de coincidências: a vossa carta chegou à minha caixa do correio precisamente no dia em que estava de partida para Lisboa para retomar um desafio profissional.
Qual não é o meu espanto, quando começo a ler o poema que me foi endereçado por vocês e que em tudo coincidia com o momento que iria vivenciar (...).
Estamos muito agradecidos a todos pela poesia com que acolheram este projecto.
A comunicação social também tem falado destas Palavras Vizinhas, ajudando a trazer mais "moradores" a esta comunidade. São exemplo disso o artigo do Público e a emissão da Antena 3. Mas outros nos têm dedicado o seu tempo e palavras:
A todos o nosso agradecimento!
A Cultiv - Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania desenvolve este projecto sem financiamento e com recurso a trabalho exclusivamente voluntário. Contudo, não podemos deixar de destacar alguns donativos de participantes deste projecto e aquisições do livro "O lado de dentro do lado de dentro", que nos ajudam a fazer face às despesas de produção de autocolantes e portes de envio. A todos os que contribuíram atá agora, o nosso sentido agradecimento pela vossa generosidade. Ajudam-nos a continuar, porque todos precisamos de poesia.