Associação de Ideias, Para a cultura e cidadania

Cookie Management

In order to improve our services and the browsing experience, we inform you that we use cookies.

Aceitar

Uma semana de podcasts que mostram outro lado de Portugal

Durante parte desta semana, recordámos a passagem recente pela Unidade de Internamento de Psiquiatria Forense, do Hospital Magalhães Lemos, no Porto.

Podcast
Share

Este é um dos principais objectivos do podcast, dar voz a quem raramente a tem ou sequer é lembrado que existe e que pode dar vida aos seus sentimentos através da arte, da poesia.


Por questões (óbvias) de manutenção da privacidade dos participantes, os seus nomes permanecem anónimos. Cada um dos que foram ouvidos esta semana escreveram (com a mediação dos técnicos locais) e leram um texto relacionado com a saúde mental, com a sua presença naquele espaço.

Mereciam, pelo seu esforço, que os seus nomes fossem ditos e dados como exemplo de boas práticas. Mas ainda continua a ser fora destas instituições que grande parte do trabalho precisa de ser feito. Cabe-nos a todos fazer a nossa parte para que uma futura inclusão passe por toda a comunidade, não apenas por aqueles que agora se encontram institucionalizados. Sem cada um de nós, "os outros" todos, não haverá espaço para incluir aqueles que, de alguma forma necessitam do seu lugar dentro desta comunidade.


Foi particularmente importante tê-lo feito na semana em que se assinalou o Dia de Portugal, mostrando e dando voz a quem “não existe”, porque está longe da vista.


Mas o 10 de Junho, sendo feriado, não deixou de ser um dia útil. O Pedro Vieira trouxe um poema de Jorge de Sena, de 1973, “Um país de sacanas”.


Aproveitem também para dar utilidade ao dia de amanhã, domingo, que terá direito a um episódio extra.

Pode ouvir gratuitamente estes e outros episódios, subscrevendo o Podcast nas plataformas Apple Podcasts, Podbean, Spotify e Google Podcasts.

A imagem desta semana é uma das diversas criações artísticas de um bom amigo, o Sandro Ferreira, que podem acompanhar através da sua página: https://www.facebook.com/SandroMiguelConceicaoFerreira

 

 

Did you like this article?
0

Leave us a comment on this article.

Subscribe Newsletter
Partners: