As Histórias não têm grades
“As histórias não têm grades” é um projecto financiado pela Fundação Montepio, que pretende desenvolver um trabalho de manutenção das relações familiares entre pais reclusos e respectivos filhos, através da narração oral.
Donativos
As histórias servem como meio para manter pais/mães reclusos/as e filhos ligados.
Desenvolvendo e capacitando a leitura e escrita, as histórias já existentes ou escritas pelos reclusos, serão gravadas e editadas em áudio e enviadas para os filhos, capacitando “pais contadores de histórias” e criando pontes de ligação entre um pai ou uma mãe que se encontra ausente e distante e o seu filho/a.
O projecto contempla não só o trabalho direto com reclusos, como também a formação de mentores dentro dos estabelecimentos prisionais, que possam contribuir para o aumento da literacia de outros reclusos. Contempla, ainda, a criação e a formação de um grupo de voluntários que possa dar continuidade ao projecto de forma sustentável.
Objectivos
1) Promover a manutenção dos laços familiares entre reclusos e as suas famílias, principalmente as crianças, com foco no desenvolvimento da parentalidade;
2) Desenvolver competências de leitura, escrita, interpretação e experimentação artística nos reclusos;
3) Criar condições para um processo de autoconhecimento e capacitação tendentes à ressocialização do individuo e sua integração na sociedade após o cumprimento de pena;
4) Contribuir para aumentar o interesse das crianças e das famílias pelos livros e pela leitura;
5) Criar um projeto de voluntariado em educação não formal, gerido pela Cultiv.
Entidade financiadora: Fundação Montepio
Parceiros: Storybook Dads - Reino Unido