Associação de Ideias, Para a cultura e cidadania

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Dias Úteis Podcast

Um espaço diário de divulgação de poesia.

Podcast
Partilhar

Todas as manhãs, um poema é lido e dado a conhecer a todos aqueles que já gostam do género mas também a quem acha que não gosta.

É o reflexo do trabalho desenvolvido pela Associação de Ideias, nomeadamente através dos projectos O Contador de Histórias e a A Poesia não tem grades. Durante alguns milhares de sessões realizadas ao longo de cerca de vinte anos de trabalho, muitos foram os participantes convidados a ler um poema, como resultado das dinâmicas desenvolvidas ou porque já possuíam essa vontade. Mais recentemente, munidos de equipamento para gravação, desafiámos para que esse registo fosse efectivo e pudesse ser partilhado com quem o quisesse ouvir. Assim, nesta pequena dose diária, escutam-se todos os tipos de vozes, estilos de escrita, autores… A exigência é a de respeitar as obras, mas a forma de ler, dizer, interpretar, é a liberdade de cada um.

Ao longo do tempo teremos textos lidos por estudantes de várias idades e níveis de ensino, alguns até alunos da Língua Portuguesa noutros países, poemas em Português ou noutras línguas, autores a lerem os seus próprios textos ou de outros poetas, profissionais com experiência a ler em público, anónimos que arriscam uma leitura…

Em todos, como único denominador comum essencial, a paixão pela poesia e a vontade de a dar a conhecer a cada vez mais pessoas. Cada dia algo novo, diferente, poucos minutos onde não se avaliam qualidades mas sim a magia da palavra escrita que andou a fazer o seu caminho pelo interior do leitor até chegar ao público. Para além de uma pequena dose diária de poesia, fazem parte dos objectivos dar a conhecer autores e textos menos conhecidos e incentivar a aquisição de livros, facilitando o contacto com as obras de onde são recolhidos os excertos.

Se pretender adquirir os livros onde estão estes e outros poemas, aconselhamos a RELI - Rede de Livrarias Independentes, onde pode procurar livros, clicando aqui.

Não perca o episódio 0 lançado no 21 de março de 2021, Dia Mundial da Poesia. Oiça através da Apple Podcasts, Podbean, Spotify ou Google Podcasts.

 

 

 

 

Gostou deste artigo?
2

Deixe o seu comentário a este artigo.

Subscrever Newsletter
Parcerias: