Associação de Ideias, Para a cultura e cidadania

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Projecto

Manual para criar um jardim em casa

Integrado na programação da Maratona de Leitura da Sertã, a Associação de Ideias criou um jardim com lares de idosos do Concelho. Cada sessão online é mais uma página deste Manual.

0.00€
Preço inclui portes de envio.
Indisponível
Partilhar
Mais informações

Nas edições de 2018 e 2019 da Maratona de Leitura da Sertã, a Associação de Ideias, nomeadamente o Filipe Lopes e a Ana Cristina Pereira, já tinham tido a oportunidade de conhecer a Casa da Poesia e a Casa dos Mestres, duas estruturas residenciais para idosos no concelho da Sertã, em formato de actividade única. Pelas relações estabelecidas nestas duas instituições, a proposta de trabalhar de forma mais continuada no tempo, trouxe a oportunidade de lançar "sementes" para a criação de narrativas dos utentes, dando-lhes "voz", envolvimento e participação num evento municipal, como é a Maratona de Leitura.

Assim, em 2021, depois do confinamento contínuo a que esta população se viu obrigada, os desafios do trabalho online perdiam importância, quando comparados com a importância que era levar poesia a estas "casas" e trazer os seus habitantes para a festa municipal da leitura, ainda que num formato pouco usual. Quinzenalmente, realizamos sessões online, de Abril a Junho, com a preciosa ajuda dos profissionais das instiuições que acompanharam e desenvolveram este projecto connosco. Para além disto, foram muito além do envolvimento necessário a este trabalho, dando asas à criatividade, com que criaram diversos materiais plásticos e narrativos, que deram azo a uma exposição na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes. Todas as criações dos utentes e registos das sessões foram compilados num vídeo que passou no palco das 24 horas a ler da Maratona, cumprindo o objectivo de colocar os utentes das estruturas residenciais para idosos a participarem no evento.

Em 2022, inciámos o trabalho online em Março, integrando uma terceira instituição, o Lar da Santa Casa da Misericórdia da Sertã. Pela temática da Maratona de Leitura em 2022, "O futuro", a Associação de Ideias levou os utentes, através da poesia, a revisitarem memórias, sensações e histórias de vida. Estes registos vão estar espalhados pelo Concelho da Sertã em formato QR Code, para que no presente se possa recordar a sabedoria destes mestres e construir um melhor futuro.

O vídeo de 2021 pode ser visualizado aqui.

Vamos dar continuidade a este projecto.

Se quer estar envolvido neste projecto, deixe-nos os seus dados para o podermos contactar sobre a forma de prestar apoio.

Subscrever Newsletter
Parcerias: