Projecto Erasmus+ AGIR: encontro em Portugal
Projecto: AGIR - Reduzir a iliteracia nas prisões através das atividades culturaisO projecto Erasmus+, de partilha de boas práticas, "AGIR contra a iliteracia nas prisões através das actividades culturais", teve o seu segundo encontro de formação em Portugal.
Entre os dias 16 e 19 de Novembro de 2021, a Sertã acolheu a equipa de profissionais franceses, portugueses e romenos, com o objectivo de partilhar boas práticas sobre actividades culturais desenvolvidas em contexto prisional, que complementam o trabalho de combate à iliteracia. Integrado no projecto europeu "AGIR", esta é a segunda acção de formação de curta duração, das três previstas.
Organizado por Portugal, pela Cultiv - Associação de Ideias, este segundo encontro contou com uma mensagem de boas vindas da Agência Nacional Erasmus+, assim como a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Sertã, na abertura dos trabalhos.
A Cultiv - Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania, convidou vários profissionais de diferentes áreas, para fazerem uma comunicação de apresentação do seu trabalho, a saber:
- José Pinto, Presidente da Associação Portuguesa de Educação nas Prisões;
- Bento Ramires, Responsável pela Biblioteca Itinerante do Município do Redondo;
- Rui Guedes, autor;
- Teresa Campos, jornalista;
- Cristina Guerreiro, docente no Estabelecimento Prisional do Montijo;
- Sandra Barão Nobre, biblioterapeuta;
- Heduardo Kiesse, artista visual;
- Ana Sofia Marçal, Directora da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã;
- Fausta Cardoso Pereira, exploradora da National Geographic Society e gestora de projectos;
- Irina Duarte, serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga;
- Inês Lamela, música;
- David Ramy, Ópera na Prisão.
A Associação de Ideias, para além de organizar e moderar este encontro, também teve a oportunidade de apresentar o projecto "As Histórias não têm grades".
Todas as delegações apresentaram a situação actual, nos seus países, nomeadamente no que se refere ao contexto pandémico associado à COVID-19. A delegação francesa apresentou, ainda, algum do seu trabalho desenvolvido com menores e na área da literacia.
Servindo outros objectivos associados aos projectos Erasmus+, foi organizado um percurso a lugares emblemáticos do Concelho, com o apoio do Município e do Turismo, permtindo, assim, um contacto de maior proximidade com a cultura local.
Para uma maior compreensão da multiculturalidade dos três países, foi pedido aos participantes que trouxessem uma iguaria do seu país de origem, com a qual se organizou um pequeno evento gastronómico, na Alameda da Carvalha, na Sertã.
Não podemos deixar de agradecer a todos os envolvidos na organização deste encontro, nomeadamente ao Convento da Sertã Hotel, ao Restaurante Ponte Velha, ao Restaurante Santo Amaro, à Biblioteca Municipal da Sertã, ao Museu Municipal de Vila de Rei, ao Posto de Turismo e ao Município da Sertã.